Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Ipaussu
Data: 05/02/2018 Hora: 15:20:47
.

Secretária: Graciana Sperto Fazzano

 

TELEFONE: (14) 3344.1799

ENDEREÇO: Rua Francisco Bonacci, 63 – Centro

E-MAIL: assistencia.social@ipaussu.sp.gov.br

 

HORÁRIOS:

- 09h00 as 11h00 – Atendimento ao público

– 13h00 as 17h00 - Atendimento ao público

 

 

APRESENTAÇÃO

 

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais, são considerados, locais da Política de Assistência Social. Dada a sua abrangência nos territórios se caracteriza como principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Usuários: Indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal, que habitam o território de abrangência do CRAS.

Objetivo Geral: Prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco e promover o desenvolvimento social nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e de aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

 

 

CADASTRO ÚNICO

O Cadastro Único é um instrumento de coleta de dados que identifica e caracteriza as famílias brasileiras que enquadram-se nos critérios de baixa renda e extrema pobreza, permitindo que o Governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nela são registradas as seguintes informações: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outros.

Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias.

Quem deve estar inscrito no Cadastro Único?

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda, que:

- Ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou

- Ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.                                                                                                                            

 

 

PROGRAMA VIVALEITE

O Projeto Vivaleite é o maior programa estadual de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1995, distribui anualmente 90 milhões de litros de leite para crianças e idosos em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

 

Participam do programa crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Podem participar famílias com renda mensal de até 1/4 de salário mínimo por pessoa.

 

 

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é um órgão permanente, é autônomo em suas decisões, não jurisdicional e é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, ou seja, o Conselho Tutelar é um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.

 

 

CONSELHOS MUNICIPAIS

O objetivo dos Conselhos Municipais é estimular a participação popular na gestão pública para que haja um melhor atendimento à população. A proliferação destes Conselhos representa um aspecto positivo pois cria oportunidades para a participação da sociedade na gestão das Políticas Públicas.

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro