Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Ipaussu
Ipaussu e o Turismo

 

 

            Ipaussu já iniciou o desenvolvimento do turismo há tempos, mantendo o Camping Municipal organizado e com fluxo de turistas em busca de ecoturismo, turismo de pesca, de esportes, náutico, de sol e praia e de eventos e o Lago Municipal, palco de diversos eventos e muito bem localizado, frequentado por visitantes de toda a região e até de lugares mais distantes. Banhada pelo Rio Paranapanema e com natureza rica, possui muito potencial para o aumento da diversidade turística local.

            O destino possui 02 meios de hospedagem, além do Camping e mais de 20 meios de alimentação e equipamentos estruturados para realização de eventos festivos, cívicos e de esportes, mas Ipaussu ainda precisa organizar melhor o turismo. Na análise feita através das realizações das oficinas de construção do Plano apontaram que apesar de já possuir atrativos consolidados, equipamentos e serviços, precisa gerir melhor o turismo, aumentando a equipe municipal com dedicação técnica ao desenvolvimento, além de capacitação técnica de hospitalidade da mão de obra local receber bem o turista atual e o que está por vir. A sinalização turística é inexistente e este é um dos fatores mais importantes no acolhimento do turista.

            A comunidade quer o desenvolvimento do turismo e dá apoio, pois a maioria dos recursos de receita do município é de fonte externa. O turismo pode gerar esta mudança, pois envolve o setor de prestação de serviço, possibilitando, com o fortalecimento da economia turística municipal, gerar mais impostos municipais como o ISSQN, IPTU entre outros.

            Para aumentar a economia turística da cidade é preciso investir em planejamento, gestão, qualificação para a mão de obra local e divulgação. Ipaussu ainda tem muito potencial turístico para desenvolver e diversificar a oferta de atrativos, equipamentos e serviços. Mas segundo a pesquisa de demanda realizada, a maioria das pessoas fica sabendo de Ipaussu através de indicação dos amigos. Ipaussu não possui ainda planejamento de marketing para vender o produto turístico externamente.

            Ipaussu já está pronta para o desenvolvimento do turismo, possui órgão oficial, Conselho Municipal de Turismo desde 2009, está inserida no Programa Nacional de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, dentro da Região Turística Vertente das Águas Limpas, além de integrar o Circuito Turístico Interestadual de Angra Doce, que luta para se tornar Área de Interesse Turístico através de um projeto de Lei do Deputado Federal Capitão Augusto que tramita no Congresso Nacional.

            Com a política estadual para o turismo regulada pela Lei Complementar Estadual nº 1261/2015, Ipaussu enxerga a grande oportunidade para receber incentivos financeiros através do Fundo Estadual do Turismo, se tornando Município de Interesse Turístico, pois tudo que é exigido pela Lei, Ipaussu, já possui.

Este plano será o grande e inicial passo pela luta desta classificação e pelo crescimento contínuo da economia turística já existente. Mais emprego e renda ao povo ipaussuense.