Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Ipaussu
.

A história de Ipaussu começou na última década do século XIX.

 

Na cidade de Avaré chegam dois mineiros: João Justino, vulgo João dos Santos e João Correa de Miranda. Embrenham-se na mata e aventuram-se na conquista de novas terras. Tinham como trajeto para este lugar os pontos de Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo. Em seu trajeto, cruzaram o Rio Paranapanema na altura onde hoje situa-se Piraju e, nessa jornada, ao aportarem em Santa Cruz do Rio Pardo à procura da exuberância do rio, foram parar num Coqueiral, o marco zero de Ipaussu. Pegaram o ribeirão e desceram, seguindo a lógica que todo riacho é afluente de um rio maior, seguiram nessa direção e encontraram uma ilha, a qual denominaram de Ilha Grande.

Encontraram como habitantes nessa época os índios Coroados, que permaneceram por muitos anos, retiraram-se somente quando se sentiram incomodados com a aproximação do elemento branco, que foi espichando os seus domínios por todas as terras do Paranapanema. O sistema de tropas era o meio de transporte que ligava a região e os centros comerciais da época, Lençóis Paulista e Botucatu. O transporte de cargas era feito por tropeiros sobre estradas sofríveis.

Passou a distrito de Paz em agosto de 1898, mercê do seu crescimento, pela facilidade, na posse das terras concedidas pelas autoridades eclesiásticas, na época responsáveis pelo assunto.  Em 1906, elevou-se à vila, a sede de Ilha Grande do Paranapanema, em fase de crescimento pelo progresso da cafeicultura. Mas o município foi criado em 20 de setembro de 1915, com o nome de Ipauçu, que no tupi, "ypau-uçú", e segundo Theodoro Sampaio (Historiador do século XIX), significa "Ilha Grande".

 

Indicadores de Dados

Indicadores

Dados

Área Total

 209,554

Localização geográfica

 -23.0536946    -49.6252619,14.5

Taxa de urbanização

0,963

Limites de território

 Piraju, Chavantes, Santa Cruz do Rio Pardo, Bernardino de Campos e Timburi.

Altitude

 568

Clima

 Subtropical

Temperatura

 Média de 23º

Principais rios

 Rio Paranapanema e Rio Pardo

Vegetação

 Mata Atlântica

População (2010)

13.663

Densidade demográfica

 65,17

Abastecimento de Água

1,00

Coleta de Lixo

0,99

Esgoto Sanitário

0,98

IDHM

0,727

PIB per capita (2010)

20.927,14